4 Passos para melhorar processos e resultados


Se você está em busca de melhorias e bons resultados para a empresa que você trabalha e ou gerencia, este artigo vai te ajudar a iniciar um processo de transformação.


Gerenciar uma empresa, um setor ou um processo não é uma tarefa simples, não existe uma formula mágica, mas sim, ferramentas de gestão que auxiliam o gestor a tomar “DECISÕES ASSERTIVAS” para minimizar o risco de um insucesso e para impulsionar a melhoria contínua. Veja como isso é possível.

Existem inúmeras fontes de teorias relacionadas a gestão empresarial, umas mais e outras menos complexas e abrangentes. Pra facilitar a vida das empresas que buscavam uma gestão adequada, com foco no cliente e na gestão dos seus processos, a Organização Internacional para Normalização (ISO) emitiu a primeira edição norma ISO 9001, que nada mais é do que um conjunto de requisitos definidos em consenso entre inúmeros países e empresas, que definem os critérios que uma organização deve seguir pra se ter um padrão e uma gestão de qualidade, gerando confiança para seus clientes e todas as partes interessadas.

Dentre estes requisitos que contemplam a ISO 9001 podemos citar:

  • Gerenciamento de riscos,
  • Gestão de pessoas por competência,
  • Elaboração de Planejamento Estratégico de acordo com o contexto da organização e partes interessadas,
  • Gerenciamento de não conformidades,
  • Gestão de documentos,
  • Gerenciamento de fornecedores
  • Entre outros.

Esta norma vem sendo melhorada continuamente para estar sempre adequada para prover a confiança de uma gestão. A última revisão foi realizada no ano de 2015.

Para facilitar o entendimento de como isto tudo funciona, o fluxograma abaixo demonstra como é a interação entre as ferramentas de gestão.

Agora que já sabemos o que são ferramentas de gestão, vamos entender quais são os 4 passos para alcançar os melhores resultados.

1° Passo: Determinar as diretrizes e políticas da empresa

Definir o propósito e a política da organização é mostrar para os funcionários, clientes, fornecedores e demais partes, com o que a empresa se preocupa e se compromete. Este passo é fundamental para te destacar e diferenciar das demais empresas que não sabem de onde vieram, onde estão e muito menos para onde vão.

2° Passo: Determinar os Objetivos

Este passo é sem dúvida o mais importante, pois todas as ações a seguir serão direcionadas para alcançar os objetivos definidos. Por isso, coloque no papel os objetivos e metas a serem alcançados e revise quantas vezes necessário. Por fim comunique a todas as partes envolvidas.
As metas precisam ser claras, mensuráveis e possui prazos e responsáveis. Assim elas poderão ser monitoradas e controladas.

3° Passo: Analisar o contexto em que a organização está inserida

Agora é a hora de definir as estratégias para alcançar os objetivos. E para isto é preciso entender o que está acontecendo dentro e fora da empresa, o que pode afetar positiva ou negativamente o alcance dos resultados esperados. Uma das técnicas mais utilizadas para esta etapa é Analise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) e que no português significa: força, fraqueza, oportunidades e ameaças.

4° Passo: Gerenciar os processos direcionados para os Objetivos estabelecidos.

Por fim, mapeie todos os seus processos, analise todas as interações entre eles e principalmente se eles estão adequados para alcançar seus objetivos. Caso o processo tenha falhas, interrupções e retrabalhos, ajuste-os para que possibilite alcançar os resultados definidos.

Espero que este artigo tenha lhe auxiliado a entender e conhecer um pouco sobre as ferramentas de gestão e como elas podem proporcionar a melhoraria dos seus processos e o alcance dos resultados almejados.

Se você quiser saber mais detalhadamente sobre a gestão da qualidade, conhecer todos os requisitos da NBR ISO 9001 e também dicas de como implementar na sua empresa, se inscreva para o nosso “TREINAMENTO DE INTERPRETAÇÃO DA NBR ISO 9001:2015”.

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